segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Following

Tenho andado um pouco afastado do blog. Não sei se por falta de inspiração ou por estar focado em outras ocupações. Esse período tem se anunciado bastante peculiar e completamente mutável. Pretendo escrever sobre algumas coisas interessantes sobre esse momento na Ufes e em breve alguns anseios tomarão corpo e serão divulgados aqui.


Enquanto isso, me deparei hoje com tal notícia:
Organização do US Open tenta impedir uso do Twitter durante o torneio de tênis
Tenistas, treinadores e árbitros receberam alerta sobre mau uso do serviço.
Medida quer evitar que vazamento de informações influenciem resultados.

Não sei dimensionar o quão inusitada essa notícia é, mas ficou mais difícil ainda determinar as dimensões tomadas pelo Twitter em todo o mundo. O serviço de microblog se espalhou por vários países, caindo nas graças de diversas celebridades mundialmente famosas. Atores, cantores, esportistas, humoristas e afins encontraram no Twitter uma forma de poder expressar os seus trabalhos e pensamentos, além de se aproximarem do seu público alvo - consumidor, ou não. Tamanha foi a proporção que o serviço tomou, que a organização do quarto Grand Slam (série de torneios mais importantes do circuito profissional de tênis) do ano, o US Open, está tentando impedir que os atletas e demais profissionais da área utilizem o meio durante a competição. O tenista americano Andy Roddick, adepto do Twitter, já deu uma twittada dizendo que acha estranho a organização do evento tentar regular o que os atletas fazem no seu tempo livre. E de fato é. Talvez a organização esteja tentando manter uma espécie de surpresa no ar, tentando impedir que os jogadores divulguem detalhes dos seus treinamentos e etc. A censura já ficou pra trás e a desculpa dos organizadores é totalmente descabida, porém tudo isso me fez pensar em o quanto a não utilização do Twitter seria proveitosa para a mídia detentora dos direitos de transmissão do torneio na TV. Não sei se vocês já perceberam, mas cada vez mais ganham destaques as notícias do tipo "Por meio do seu Twitter, Aloizio Mercadante declara que deixará o PT de forma irrevogável", "Palmeiras anuncia contratação de Muricy Ramalho pelo Twitter" e por aí vai. Ninguém ainda notou que as entrevistas têm se tornado pouco menos necessárias que antes? Para quê eu precisaria assistir à entrevista de Andy Roddick na TV, sendo que eu posso ver o que ele está achando do torneio pelo Twitter? Tem se tornado mais cômodo para uma figura pública, declarar suas opiniões, suas explicações, divulgar seus trabalhos e novidades pelo seu computador pessoal, no conforto de sua casa ou escritório, ou em qualquer lugar usando um notebook ou celular, do que convocar uma coletiva de imprensa pra isso. Já estou vendo a hora de o Governo Federal fazer os seus pronunciamentos oficiais via Twitter e de Dunga convocar a Seleção pelo Twitter. Isso me preocupa. Mas, como membro do universo da Comunicação, também tenho que aderir ao serviço e ficar atento ao que dizem por aí. Afinal, Twitter virou matéria-prima para nós. Está todo mundo seguindo e todo mundo sendo seguido, e não é mania de perseguição.

Para quem ainda não me segue, comece a seguir: www.twitter.com/leandronossa

2 comentários:

  1. "Dunga convocar a Seleção pelo Twitter" hahahaahaha boaaa! Twitter eh o que ha! Beeijo=*

    ResponderExcluir
  2. Eu já te persigo em Jardim da Penha! hahaahaha!
    Virtualização me preocupa de certo modo, mas não estou muito inspirada para desenvolver essa idéia agora! Aliás, ando postanto pouquíssimo no meu blog (falando assim, parece que ele tem 30 aninhos)dou preferência ao sono ultimamente! Enfim, "das próximas vezes comento sobre o texto em vez dese comentário geral sobre nada huiahiuahaua", não que isso tenha sido uma revanche.
    ;***

    ResponderExcluir