terça-feira, 4 de agosto de 2009

Muitas mudanças!

09/03/2009
Acordo cedo depois de um bom tempo sem saber o que é isso. Um banho apressado. Como qualquer coisa e saio de casa. Ainda na minha rua, recebo um telefonema. Era Ludimila, já na Ufes, perguntando se eu já estava chegando. Tinha de 15 a 20 minutos de caminhada pela frente, mas falei "em 10 minutos eu chego aí". Apertei o passo pra chegar mais rápido. Mais suado que o habitual, chego à Ufes e procuro por Ludimila na entrada próxima ao Cemuni. Ligo pra ela e descubro que ela está lá onde saltou do ônibus. Parada no ponto em frente à PROGRAD. Tadinha, ainda não sabia onde era o Cemuni V. Como se fosse grandes coisas eu deter essa valiosa informação. Apreensivos e ansiosos caminhamos rumo ao nosso novo "habitat". Chego lá sem saber onde estou pisando. Percebo aquela diversidade de novos rostos, pessoas que fariam parte do meu cotidiano, mas que eu ainda não conhecia. Tímido e recusando toda a comida que me ofereciam do café da manhã, observava tudo que era possível. Das paredes às faces de cada um ali presente. Não sabia o que esperar. Não sabia o que iria acontecer. Tinha o medo e o nervosismo habitual do calouro. Dando aquele sorrisinho e aquele "oi, tudo bom?" sem saber o que viria de resposta. A mente estava repleta de incertezas.

Passou-se o 1º período e com ele todo esse sentimento recordado do café da manhã 2009/1. O período trouxe muitas mudanças, muitas experiências, bons e maus momentos que me fizeram terminá-lo com muitas certezas.

05/08/2009
Retorno ao mesmo local. Dessa vez, apenas alguns novos rostos. Também tenho novas sensações. Mais maduro, com mais vivência. Aquela ansiedade inerente aos calouros não existe mais em mim. Hoje já sei onde piso. Sei das vantagens e desvantagens que o curso proporciona, sei com quem posso contar, sei que criei algumas amizades sinceras, sei que posso receber ajuda até mesmo de quem menos espero, sei que muitas mudanças ocorreram. As experiências vividas foram todas elas engrandecedoras, todas deixaram o seu aprendizado, bom ou ruim. O que não mudou é que ainda há incertezas. Ainda não sei o que esperar, o que vai vir, quais serão as experiências deste período. Mas, pelo menos, sei que não estou sozinho.
E agora fico na esperança de que as certezas possam sobrepor todas as incertezas.

10 comentários:

  1. Muito bom texto. Aquele "oi, tudo bom?" foi o que mais falei hoje hahaha. Recusei todas as comidas também, mas isso porque já tinha tomado café em casa. Sei lá se a história do café da manhã para os calouros era caô e vocês queriam fazer a gente passar fome...

    ResponderExcluir
  2. Você já consegue caminhar com os próprios pés. E isso é algo que você pode - e deve - se orgulhar.

    ResponderExcluir
  3. Calouro elogiando texto de veterano? PUXA SACO!

    ResponderExcluir
  4. Quer saber como é repetir isso pela quarta vez? O primeiro dia vai ficando cada vez menos marcante.

    ResponderExcluir
  5. certamente vão se sobrepôr!
    (com o perdão da palavra)

    Vendo jogo do Flamengo: pênalti!!!

    ResponderExcluir
  6. cara, eu em meio completamente desconhecido sou MUITO tímida. lembro do café da manhã, mal falava 'oi' com as pessoas. hahaha. é engraçado, eu nem fui no café da manhã, mas de qualquer jeito, olhar para trás assim... é bem curioso. :P

    ResponderExcluir
  7. e eu q nem fui no café da manhã... tava com tanta vontade de estudar mas com tanto receio que ia pra ufes, ficava lá a toa de uma, uma hora e meia depois voltava pra casa... eaheiuaheaiuh
    Hj nós mandamos em 50 pessoas. HAAAHA.

    ResponderExcluir
  8. you are so cute Nossa! e você pode contar comigooo ;)

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkkkkkkk
    eu lembro bem desse dia.
    Fui oferecer algo pra vcs e só Mayelle aceitou skaoksoaksoas

    ResponderExcluir