quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mereço pegar o tro.. Protti.

O tão famoso e falado trote aplicado nos alunos iniciantes, conhecidos como calouros, das Universidades, proporciona um debate sem fim. Ontem na realização de uma das atividades da semana pré-trote do curso de Comunicação Social da Ufes, nós, alunos do curso, fomos abordados pelo Ouvidor da Universidade. Em um discurso pomposo acrescentado de pitadas de lições de moral, o dito cujo era contundente: "Digam não a esses veteranos autoritários! Que impõem e os obrigam a sofrer essa humilhação". Enquanto apontava o seu dedo - sujo ou não - para nós que comandávamos os trabalhos. Como alguém pode falar em autoritarismo com tanta rispidez? Faltou só um púlpito e homens armados fazendo a sua escolta.
Lembrando que o que se realizava ali não era o TROTE. Era um passeio descontraído pela Ufes. Como atividades dessa semana pré-trote ainda há a doação de alimentos para uma instituição de caridade e doação de sangue, consideradas pelo Sr. Ouvidor como uma "provocação iluminista". Quem que entende?
O elefantinho é tão humilhante assim? Só estava participando daquilo quem queria. Teve gente que não quis participar e não participou. Ninguém estava ali obrigado pelos veteranos "totalitários". O sorriso na face de cada calouro era marcante. Quem já passou por essa experiência, sabe como é a sensação que aquele momento proporciona. Um misto de "mico" com felicidade. É nessas horas que a ficha cai: "estou numa Universidade Federal, passei!" São momentos marcantes que aproximam os alunos iniciantes com os que lá já estão. Nada de errado era feito ali. Não vi ninguém obrigando os calouros a beberem cachaça, comer ovo podre, rolar no esterco.
Porém, é tão fácil reprimir esses "criminosos" que obrigam outros seres humanos a cantar e passear pela Ufes com os pés amarrados uns aos outros. E os "criminosos" que não proporcionam uma educação de qualidade para nós serão reprimidos quando?

5 comentários:

  1. Faço das suas, minhas palavras:

    "E os "criminosos" que não proporcionam uma educação de qualidade para nós serão reprimidos quando?"

    ResponderExcluir
  2. Poderíamos ter perguntado aos calouros quem causava mais medo, as nossas brincadeiras ou o discurso autoritário, haja vista a carteirada q ele deu ao chegar dizendo: -Eu sou um calouro burro...OPA: - Eu sou o OUVIDOR(Que pressupõe dono da verdade) tenho a certeza que os calouros respoderiam que a atitude do Ilmo. Sr lhe causavam mais medo.

    ResponderExcluir
  3. ahazou! eu comecei a participar, mas devido a poblema de saúde pedi pra sair e me deixaram numa boa...

    ResponderExcluir