quarta-feira, 15 de julho de 2009

A menina e o cofre

Ela quer se divertir. Também pudera, é jovem e não tem quem a impeça de fazer o que quer. Ninguém pode impedir os anseios e os desejos da menina sonhadora. Hoje, ela quer se divertir. Ela vai se divertir. Isso é fato. O que ela quer, ela consegue. Dizem que ela possui certos poderes mágicos, uma força sobrenatural que faz com que ela faça o que quiser na hora que quiser. Certa vez, ela conseguiu abrir um cofre de aço de uma grande multinacional, que não se abre nem com solda, nem sob a tortura do portador do segredo que o faça abrir. Mas nada é impossível para ela, bastou uma tentativa e o cofre se abriu em fração de segundos. Todos ficaram sabendo do seu feito, mesmo sem saberem como ela conseguiu realizá-lo, e se perguntavam estarrecidos "Como ela conseguiu abrir aquele cofre?"; "Impossível, ela abriu AQUELE cofre?" Muitos duvidavam, mas havia relatos em todas as partes, testemunhas que comprovavam: Ela abriu o cofre mais fechado possível. O cofre foi aberto por ela e cabia somente a ela desfrutar das riquezas ali contidas. Foi o que ela fez. Esbanjou e aproveitou. Todos diziam que a menina sonhadora agora não precisaria de mais nada, que as riquezas presentes no grande cofre poderiam perdurar para sempre, não seria necessário ela buscar por outras coisas a não ser dentro dele. Todos acreditavam que nele havia tudo o que ela fosse precisar. Mas, não se esqueçam, ela é a menina sonhadora, ela tem muitos desejos, muitas vontades, muitos objetivos aquém do que o cofre poderia lhe proporcionar. O cofre se tornou obsoleto para ela. Foi uma conquista tão grande que agora não tinha mais valor, o conteúdo dele que parecia ser duradouro, não conseguiu suprir as aspirações da jovem garota. Ela se focava em novos objetivos agora: se divertir a qualquer custo, sem se preocupar com seus feitos do passado. Todos perguntavam a ela sobre o cofre, queriam saber o conteúdo dele. Queriam saber se o que o cofre guardava não valia a pena, se o cofre era uma mera ilusão. A menina não sabia responder, só tinha a certeza de que agora possuía novos sonhos, novos planos, novas metas. Não queria saber mais de gastar sua força fora do comum para desafios como a abertura do cofre. Isso a desgastou. Ela quer curtir as coisas simples da vida, sem complicações, sem riscos. Ela quer, pura e simplesmente, se divertir. Da forma e do jeito dela. Ela dita o ritmo da sua diversão. Parece pouco pra menina sonhadora, já conseguiu tantas realizações bravas e heróicas e agora só pensa em se divertir? Tudo bem. Não se esqueça que ela quer, ela pode, ela consegue.
Quanto ao cofre, parece que se esqueceram dele. Foi aberto, exposto, absorveram de sua fartura e, assim, ele ficou de lado, jogado num canto. Não era mais o principal cofre de aço da grande multinacional, tinha perdido o seu valor. A ele, coitado, só bastava se fechar novamente, tentar se tornar uma fortaleza como antes. Tudo isso na esperança de alguém se interessar e encarar o desafio de tentar abri-lo para descobrir o que há em seu interior e saber aproveita-lo melhor que a menina sonhadora.

11 comentários:

  1. só tenho uma coisa a dizer:


    NOOOOOOOOOOOSSSAAAAA

    ResponderExcluir
  2. Dinheiro não foi feito para ser guardado, sim para ser gastado! Por isso cofres sempre são abertos e fechados.

    ResponderExcluir
  3. Outras meninas sonhadoras virão e abrirão o cofre, mas que com certeza saberão aproveitar o que o interior do dele tem a oferecer.

    ResponderExcluir
  4. Belo texto, triste história. Mas na vida a gente tem amigos, amigos esses que nunca nos abandonarão. Amigos são irmãos que a gente escolhe.

    ResponderExcluir
  5. Cofres pressupõem segredos. E algumas pessoas simplesmente não tem dignidade o suficiente para usufruir do que se encontra dentro deles. Não se trata de quão difícil é abri-lo, trata-se de merece-lo.

    ResponderExcluir
  6. Talvez a menina sonhadora tenha ficado com medo. Ela corria o risco de gostar tanto do interior do cofre q podia acabar ficando presa nele. Acho uma dó ela pensar q viver intensamente é vivenciar tudo de modo efêmero. A diversão por dirversão se torna vazia e sem sentido. Não cria raízes. Quanto ao cofre, ele ficará bem. Mas precisa deixar ser aberto mais facilmente se não quer ser explorado por outras meninas sonhadoras.

    ResponderExcluir
  7. Uma vez aberto, mesmo que com grande dificuldade, o cofre com certeza se trona mais acessível. Quer apostar?

    ResponderExcluir
  8. quem sabe um dia ela se dê conta do tesouro perdido? aí poderá ser tarde demais!

    ResponderExcluir
  9. quem sabe um dia as pessoas param de achar que sabem de tudo? Seria bom né, ai quem sabe as pessoas parariam de julgar sem conhecer. ;)

    ResponderExcluir